sábado, 31 de agosto de 2013

Varino do Sr. Zé

O Varino do Sr. Zé, já tem o costado fechado. Ainda parece meio "tosco", mas todo o interior fica fechado, logo o barramento interior pode ser reforçado. Como o casco vai ser betumado e pintado, tudo fica "disfarçado". 






Existem diferente tipos de cascos, consoante o tipo de barco. Uns tem o casco com a madeira à vista, outros são pintados. O Varino era um barco que fazia o transporte de cargas no rio Tejo. Para pequenas cargas utilizavam a Fragata do Tejo e para grandes volumes, eram utilizados os Varinos. Ainda existem alguns exemplos que, hoje em dia, se dedicam a passeios turísticos. Eram normalmente pintados de varias cores vivas, com muitos desenhos de vários motivos consoante o armador. 

Existem vários métodos de construção de barcos. Acho que é importante mostrar as diferentes técnicas e materiais utilizados. Até agora o Sr.Zé gastou; restos de madeira, uns estores velhos, cola, pregos e betume. Vai precisar de umas tintas com cores um pouco de tecido para as velas, arame e mais umas anilhas, ou algo assim. Vamos ver...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Agradeço os comentários, mas não estou a conseguir responder. No entanto são bem vindos e lidos. Obrigado